Carnaval é tempo de diversão e, por isso, é importante estar sempre atento e prevenido às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Para o evento deste ano, a equipe da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA, realizou uma abordagem educativa no carnaval de Altamira. Os foliões que estiveram no corredor da folia neste sábado, 14/02, puderam receber orientações sobre a prevenção de DSTs.
A equipe do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social atuaram juntamente com a Secretária Municipal de Saúde alertando e orientando os brincantes para a prevenção de tais doenças e sobre a importância do sexo seguro, principalmente no período carnavalesco. A mascote da rodovia Transamazônica, Ana Castanha, também participou da ação distribuindo fôlderes, camisinhas e tirando fotos com os foliões.
De acordo com a Especialista Ambiental, Luanna Nava, nessa época a necessidade de sensibilização é maior. “As pessoas acabam exagerando nesse período, por isso é importante lembrá-las dos cuidados. Esta ação dá muito certo, sempre atingimos um grande público”, frisou.
Os foliões ressaltaram a importância da campanha no carnaval de Altamira que recebeu cerca de 15 mil brincantes este ano. “A campanha passa credibilidade, eles falam sobre assuntos sérios que devemos ficar em alerta nesse período, mas de forma dinâmica, e nos passam confiança para compreender a mensagem”, comentou o folião Renato Araújo, 25 anos, que aprovou a mobilização, destacando a forma de abordagem.
Glícia Favacho
Assessora de Imprensa
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR-230/PA